4.3.19

Um amor para Recordar: Resenha

| |
Olá, gente! Meu nome é Alice (sim, como Alice no país das maravilhas) e essa é a primeira postagem do meu blog em conjunto com minha melhor amiga virtual, Samantha. Sim, não nos conhecemos na vida real ainda - quem sabe daqui a alguns anos - mas trocamos mensagens já faz pelo menos uns 4 ou 5 anos e fomos introduzidas por intermédio de outro amigo nosso da internet. É estranho como nunca pensamos nisso antes sendo que temos tanto em comum e adoramos expor nossas opiniões sobre praticamente qualquer coisa. Eu acho que eu e ela ainda temos um pezinho dentro da procrastinação, hehe. Desde que esse blog está pronto há um tempinho, pelo trabalho talentoso da Sami que inclusive faz meus trabalhos da faculdade também quando necessário, acho que já passou da hora de tentar levar isso para frente.
Bom, não vou ficar ocupando muito tempo com apresentações, vocês vão me descobrir com o tempo. Afinal, o post não é sobre isso e tem muitíssimas coisas que eu quero falar sobre esse livro, então vamos lá.

Resultado de imagem para um amor para recordar livro
Título: Um amor para recordar.
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 188
SinopseQuando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade - arrumar uma companhia para o baile de formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão ela o havia trocado por um rapaz mais velho. Naquele ano, não tinha mais nenhuma opção para acompanhá-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola. Todas as mais bonitas já haviam sido convidadas. A última esperança era encontrar alguém no álbum de retratos dos alunos da escola. Foi lá que encontrou Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. Não era exatamente horrorosa, mas era sem sal. Landon e Jamie foram juntos para o baile, embora Landon quisesse se esconder de tudo e todos durante toda a noite. Dali em diante, outros encontros aconteceram e suas vidas se entrelaçaram de uma maneira que nenhum dos dois podia ou queria desatar.

Com uma narrativa simples, ainda com detalhes, Nicholas Sparks nos introduz pela narração de  um Landon mais velho voltando no tempo e contando sua história; de um garoto jovem como qualquer outro no ensino médio, fazendo seu melhor para parecer "legal", se destacar de alguma forma e conseguir ir para a faculdade. Landon é um personagem muito comum por assim dizer e por isso é fácil visualizar ele e é fácil entender porque ele faz o que faz ou pensa do jeito que pensa. Ainda que tenha uma vida confortável, seu pai não é presente e é nítido o quanto isso influenciou em sua pessoa. Sem uma figura paterna, London tenta se espelhar nos outros para ser alguém popular. E então temos Jamie, a adorável e perfeita Jamie que visita os órfãos, que carrega sua bíblia para todo lado, que os arrecada doações, que passa muito tempo na igreja ou em qualquer outro lugar fazendo alguma boa ação. A formula clichê dos polos opostos logo é facilmente decifrada. Para alguns, um ponto negativo, mas particularmente é algo de que eu não me vejo cansando nunca, especialmente quando bem feito.


Todo mundo sabe quem Jamie é, justamente por se tratar de uma cidade pequena, uma figura tão gentil e atenciosa como ela se destaca, ainda que negativamente na escola. Landon está desesperado pois não consegue encontrar um par para o baile e ele absolutamente não pode ir sozinho, então ele se vê obrigado a pedir para Jamie, a filha do pastor. E, com a recente aproximação dos dois, Jamie também o pede para fazer um papel importante na peça da escola que fora escrita por seu pai e por ser tão importante para ela, Landon acaba aceitando.
No desenvolvimento do livro, conforme eles vão ficando cada vez mais íntimos, é possível sentir os sentimentos conflituosos de Landon, se sentindo cada vez mais atraído por Jamie e se sentindo ao mesmo tempo envergonhado pelos amigos que os provocavam a respeito e os boatos que começam a surgir sobre os dois. 


Um ponto muito interessante para mim é como Landon no início do livro, falava sobre como a bondade de Jamie o fazia se sentir culpado, como ela o incomodava apenas por isso. E eu parei apenas um minuto para pensar sobre o quanto isso é real, sobre como eu me sinto irritada às vezes quando encontro pessoas demasiadamente "felizes" e animadas para fazer "algo bom". Esses comportamentos, de fato, incomodam, porque nos damos conta de como deveríamos encarar a vida. Do quão bom, deveríamos ser e não somos. Ao longo do livro, Landon percebe a pessoa maravilhosa que Jamie é, o quanto ela parece pensar em todo mundo menos ela e é justamente essa bondade e essa generosidade incrível que o faz se apaixonar por ela.


O livro não é sobre apenas amor, como sobre a fé e perdão. Ver a transformação de Landon de uma pessoa cética para alguém que encheu seu coração de fé é incrível. Quando diante da possibilidade terrivel de não poder estar com Jamie, Landon começa a se conectar com Deus e todos os trechos quase me levaram as lágrimas. Assim, como a capacidade de Jamie de desculpar a aqueles que lhe machucaram. É realmente um anjo em forma de pessoa.
Tudo isso, em soma com eu já ser uma fã há tempos do filme, com o livro ser baseado em fatos reais fez dele uma leitura muito linda para mim. Eu senti que Nicholas Sparks realmente botou seu coração nessa escrita.
É um livro curtinho que da para devorar em um dia e é aquele tipo de livro que deixa um quentinho no seu coração. Não consegui obter o físico ainda, mas sei quando que o ter vou ler e reler muitas muitas vezes que nem faço com o filme.

Nota: 5/5 

Obs: Essa foi minha primeira resenha. Então, se tiverem qualquer tipo de feedback para dar, eu agradeceria muito <3
Beijinhos, Alice.

3 comentários: